Vik Muniz: a arte do NÃO DESPERDÍCIO

Vik Muniz: a arte do NÃO DESPERDÍCIO. Exposição com instalação permanente do artista Vik Muniz “Vista 360º” no Farol Santander.

Seis painéis fotográficos de 150 x 200 cm e um painel complementar de 100 x 2015 cm representam a vista da cidade a partir do mirante produzidos com mais de 20 toneladas de sucatas dos materiais de construção usados na reforma do edifício.

Instalação permanente do artista Vik Muniz “Vista 360º” no Farol Santander - Não Desperdício

Reciclagem explicada de maneira simples é o processo em que o resíduo sólido que não seria aproveitado é transformado para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Todos os dias utilizamos e descartamos diversos materiais sem pensar que eles poderiam ser reaproveitados. A coleta seletiva e a reciclagem vem ganhando força e gera renda e inclusão para quem está em vulnerabilidade social.

O artista plástico brasileiro Vik Muniz, há muito tempo vem fazendo experimentos com novas mídias e materiais que se transformam em arte.

Veja aqui um pouquinho do processo de produção de um destes painéis expostos no Farol Santander:

As fotografias feitas por Vik Muniz fazem parte de acervos particulares e de galerias pelo mundo todo e suas criações carregam uma forte preocupação social e com o futuro do meio ambiente.

Em 2009 foi produzido pela O2 Filmes e Almega Projects o documentário “Lixo Extraordinário” – candidato ao Oscar 2010, na categoria de Melhor Documentário – que acompanha a visita do artista plástico a um dos maiores aterros sanitários do mundo – Jardim Gramacho – na periferia do Rio de Janeiro, onde ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.

Veja o trailer aqui:

A exposição “Vista 360º” por Vik Muniz fica no 4º andar do Farol Santander e pode ser visitada de Terça a Domingo das 9h às 20h na R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo.