LANÇAMENTO DO LIVRO AMAZÔNIA DE RICARDO ABRAMOVAY

Amazônia - Por uma economia do conhecimento da natureza, de Ricardo Abramovay - Não Desperdício

No dia 18 de setembro no Cinedebate (Teatro Commune) foi exibido o filme “O Amanhã é Hoje” e ocorreu o lançamento do livro Amazônia – Por uma economia do conhecimento da natureza, do economista e professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Ricardo Abramovay.
O texto é um estudo voltado a todos os públicos, a pedido de oito organizações socioambientais e a publicação deste estudo é uma promoção do projeto Novos Paradigmas para um Outro Mundo Possível.

LIVE do evento

NÃO DESPERDÍCIO esteve lá e gravou um LIVE da fala do Professor Ricardo durante a mesa que contou com Pablo Mariconda (IEA-USP, Associação Scientiae Studia) e moderação de Juliane Cintra (diretora regional da Abong SP).
Na primeira parte, Ricardo coloca as questões que permeiam o debate sobre as terras indígenas, o desmatamento, queimadas e a maneira como a Amazônia vem sendo ocupada.

Veja o vídeo 1

Na segunda parte, Abramovay fala sobre a exploração ilegal da madeira e a tolerância com esta atividade que acaba se transformando em estímulo ao desmatamento.

Veja o vídeo 2

Na terceira parte, o professor apresenta comparativos de percentuais de desmatamento sob a ótica da história, desenvolvimento econômico e o trabalho de reconstituição das florestas pelo mundo. Ressalta que para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em outros países é necessária a mudança de matriz energética que demanda um grande investimento em ciência e tecnologia e no Brasil, onde metade das emissões vêm da destruição da floresta (nessa questão específica), bastaria uma política de comando e controle para se atingir o desmatamento zero.

Veja o vídeo 3

Confira também o vídeo completo do Fórum da Virada Sustentável  2019 que contou com a participação do Professor Ricardo Abramovay.  O evento aconteceu no dia 22 de agosto no auditório Unibes Cultural em São Paulo e foi apresentado em versão short cut – 22 minutos – o documentário Campo e Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia? .

NÃO DESPERDÍCIO é uma plataforma que busca ampliar a visão das questões da sustentabilidade através da produção audiovisual de conteúdo original, dando voz aos mais diversos atores (cidadãos, ativistas, empresas e poder público).