ECONOMIA CIRCULAR e INDÚSTRIA 4.0

Antonis Mavropoulos - Economia Circular e Indústria 4.0 Não Desperdício

“Baseados em dados poderemos desenvolver uma ciência urbana focada na sustentabilidade”, Antonis Mavropoulus em sua palestra sobre Economia Circular e Indústria 4.0 na Virada Sustentável 2019. 

Antonis Mavropoulusfundador – CEO da D-Waste e Presidente da ISWA está envolvido em projetos de gerenciamento de resíduos sólidos há 20 anos e esteve na Virada Sustentável 2019 para falar sobre Economia Circular e Indústria 4.0.

Antonis inventou o Waste Atlas, (www.atlas.d-waste.com) um mapa global interativo de gerenciamento de resíduos que é desenvolvido em cooperação com a GIZ SWEEPNET, a ISWA, a WTERT, a SWAPI e a Leeds University. Ele também projetou vários aplicativos móveis para fins de reciclagem e gerenciamento de resíduos.

Em sua palestra falou sobre a 4a. Revolução Industrial e Gestão de Resíduos explicando como a Indústria 4.0 redefine todas as atividades econômicas e os setores industriais. E deu exemplos das ligações entre Economia Circular, Indústria 4.0 e o seu impacto social.

 Antonis Mavropoulus faz alerta sobre os desafios da Economia Circular e Indústria 4.0

O Presidente da ISWA fez um alerta na Virada Sustentável 2019 sobre o grande “Tsunami” que será o lixo eletrônico gerado por novos dispositivos eletrônicos.

“O desperdício gerado pelo não aproveitamento de dispositivos eletrônicos resulta em 60 bilhões de dólares jogados no lixo todos os anos”.

Com um olhar positivo, acredita que o desenvolvimento da “internet das coisas” nos permitirá monitorar as condições e localização deste lixo eletrônico e cobrar das empresas e indústrias para que os peguem de volta expandindo sua vida útil e diminuindo a chamada obsolescência programada.

Finalizou falando da sua esperança baseada em dados onde desenvolveremos uma ciência urbana sobre sustentabilidade que combine resíduos, água e energia.

Antonis Mavropoulus deu uma entrevista exclusiva para o Portal NÃO DESPERDÍCIO onde resumiu alguns pontos mais importantes de sua apresentação. Veja o vídeo:

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

NÃO DESPERDÍCIO na Virada Sustentável 2019

O NÃO DESPERDÍCIO participou do evento com a organização do Fórum da Virada Sustentável  que apresentou o documentário  “Campo e Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia?” para “esquentar” o debate que aconteceu em seguida. O painel contou com a presença de Thaís Fontes – Gerente de Sustentabilidade, Rabobank Brasil; Pedro Paulo Diniz – Sócio-Fundador da Fazenda da Toca; Ricardo Abramovay – professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e Samuel Barreto – Gerente de Água da The Nature Conservancy – TNC.