Desperdício de Alimento

Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente – é o primeiro documentário de uma série de produções com foco em sustentabilidade que compõe o acervo do Portal NÃO DESPERDÍCIO. Usa o desperdício de alimento como pano de fundo, com o objetivo de promover a mudança de padrões culturais, incentivando as ações corretas para acabarmos com a cultura do desperdício de alimentos, promover cidadania consciente e sustentável. O vídeo foi produzido à partir de ideia original de Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos. O projeto deu voz a alguns economistas, pensadores, futuristas e técnicos de diversas áreas relacionadas ao tema como o escritor e economista Eduardo Giannetti, a Futurista Rosa Alegria, o CEO da Thymus Ricardo Guimarães e o Advogado especialista em resíduos sólidos Fabrício Soler.

Consultamos:

A economista Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos – organização da sociedade civil que atua no combate a fome e ao desperdício de alimentos e que se coloca como desobediente civil por doar alimentos (no Brasil esta atividade não é regulamentada). Além de nos dar a ideia original para essa produção, contribuiu com seu profundo conhecimento no tema.  Falamos também com ativistas como a Thalita Campoi, Co-fundadora do Urban Farmers, o Cláudio Spínola do Morada da Flores.

Falamos:

Com moradores de rua, catadores de lata e papel e empresas de reciclagem para entender o processo. Economia circular, economia compartilhada e novas formas de nos relacionarmos com o consumo são abordadas e a questão do grande agro negócio e a necessidade de pensar em produzir de forma sustentável para garantir qualidade de vida para os 9 bilhões de habitantes que o planeta terá em 2050.