A REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS COMO ALIADA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Durante a Virada Sustentável 2019 um dos painéis que chamou a atenção do Portal NÃO DESPERDÍCIO foi o “Comer Bem e Proteger o Planeta” que aconteceu dia 22 de Agosto na Unibes Cultural.

Especialistas discutiram como o combate ao desperdício de alimentos pode ser um aliado na luta para alimentar melhor o mundo sem destruí-lo em um cenário onde um dos maiores desafios da humanidade será alimentar adequadamente uma população que chegará aos 10 bilhões de pessoas até 2050.

Participaram deste painel cinco personalidades de diversos segmentos relacionados ao tema:

  • A Engenheira Agrícola, Juliana Aparecida Fracarolli que desde 2019 representa a Unicamp como membro da International Association of Universities (IAU) Global Cluster on Agenda 2030 Sustainable Development Goals (SDG) Team 1: No Poverty.
  • O Estrategista de Comunicação e Marketing Gabriel Monteiro, do Banco de Alimentos, organização fundada pela economista Luciana Chinaglia Quintão com o propósito de
    combater a fome e o desperdício de alimentos no Brasil.
  • O Head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Lucio Vicente Silva, que por 12 anos liderou as áreas de Comunicação e Sustentabilidade do Atacadão, uma das empresas do grupo.
  • A empreendedora com graduação em psicologia, Patrícia Quadri Coelho que desenvolveu a remeli.com.br ferramenta gratuita e colaborativa para criação de cardápios e listas de compras automáticas que reduzem o desperdício, recebendo o título de Friends of Champions 12.3 (da coalizão internacional para atingirmos o ODS 12.3).
  • Advogada que virou empreendedora (wannabe/aspirante), Raissa Gradim que atualmente trabalha na idealização da Bis2Biz, startup em formação com foco na redução do Desperdício de Alimentos nos supermercados

A moderação do painel foi conduzida por Salvador Iglesias Ramalho, Founder da Startup Saveadd, cuja solução é de implementação de uma inteligência para potencializar os resultados referentes aos estoques excedentes do varejo, indústria de alimentos e bens de consumos.

Assista aqui os melhores momentos do painel “Comer Bem e Proteger o Planeta”:

O Fórum Virada Sustentável 2019, foi uma ocupação de dois dias inteiros na Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde foram apresentadas as grandes novidades sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade.

O evento integrou a programação oficial da Virada Sustentável – São Paulo 2019.